sábado, 11 de janeiro de 2014

Troca Bomba de Água.


 Caro amigo leitor este tutorial é sobre a troca da bomba de água, mas também e sobre a revisão do sistema de arrefecimento de minha Blazer , como o processo tem muitas etapas distintas vou publicar aos poucos todo o serviço e da melhor forma possível em processos distintos como a retirada do radiador a retirada da central de injeção para acessar o expansor de água (reservatório) até chegar ao troca da bomba em si.

 O serviço consiste além da troca da bomba verificar todos os itens envolvidos (peças) na minha avaliação inicial o sistema ainda é original portanto já com treze anos assim necessitando de uma atenção especial para que possa durar mais treze.


1° Passo..

 Removendo periféricos para poder acessar o radiador, lembro que algumas operações demonstradas não são necessárias para remoção do radiador e afirmo que tenho como proposito desmontar todo o sistema.



Clicar nas fotos para ampliar.

 Remover a bateria para poder acessar os terminais do radiador de óleo de Câmbio. O radiador de água tem duas funções adicionais troca de calor do óleo do motor e do óleo de câmbio.

Lembro que antes da remoção da bateria levantar vidros caso seja necessário.




















  2° Passo...

Remover a caixa do purificador de ar para acessar os terminais do radiador de óleo.






 Dois conectores são encontrados o de Fluxo de Ar e de temperatura do ar.




















 Com uma chave L-10 (chave de vela) retirar a porca do apende-se que prende a caixa.
























 Com uma chave de fenda soltar abraçadeira que prende a mangueira sanfonada a tampa do corpo de aceleração.
























 Com cuidado remover todo o conjunto esta execução requer a retirado por ultimo dos coxins que prende a parte frontal da caixa.

 Tomar cuidado ao puxar pois trata-se de peças de plastico que podem se romper.














 Caixa retirada facilmente para posterior limpeza.















3° Passo...

 Removendo a capa protetora da hélice (coifa).








Com a chave L-10 soltar todos os parafusos superiores  (3) e os laterais (4) que prendem a parte inferior da coifa.
























Talvez o processo mais simples de todos.
























 Para o momento estas são minhas colocações neste tutorial, tendo em vista que são muitos detalhes que quero mostrar. Encerro para que não fique muito longo esta primeira parte.

Obrigado pela visita e não deixe de compartilhar para que este possa ajudar algum amigo.

Hotz...

Continua...

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